A Cidade

História de Capim Grosso

Capim Grosso tem sua historia fundamentada pela passagem de bandeirantes que cruzavam a região em busca de lugares nos quais pudessem explorar dos recursos minerais e naturais, como é o caso de Jacobina, cidade cuja rota de chegada, obriga os transeuntes vindos do Leste a passarem por Capim Grosso. As primeiras aglomerações de pessoas em Capim Grosso tiveram inicio na década de quarenta quando a família do Senhor Zózimo Amância de Araujo e sua esposa a Sra. Ursulina (o Capitão) decidem construir a primeira casa, acoplada a uma casa de farinha, nas proximidades de uma lagoa na qual havia um capim de folhas grossas, cuja aparência é de JUNCO, ali se intitulou FAZENDA CAPIM GROSSO. O local da referida fazenda é hoje uma avenida movimentada e comercial, a Avenida Senhor do Bonfim.

O pequeno vilarejo passou a ser ponto de parada obrigatória para todos os veículos que trafegavam cortando estas duas importantes estradas o que fez com que milhares de pessoas se interessassem e povoassem o lugar.

Por volta de 1940, a cidade recebe a primeira escola, a Escola Paroquial trazida por um padre austríaco chamado Alfredo Maria Haasler, missionário cisterciense que elege a região de Jacobina para atuar e tem como metas de seu sacerdócio a educação e a assistência à saúde.

No ano de 1984, Capim Grosso tem sua emancipação declarada pelo Sr. Carlos Alberto Pires Daltro (Dr. Carlito ou Carlitão) que, à época prefeito de Jacobina, promulga e realiza o plebiscito público pela emancipação do já distrito de Capim Grosso. O povo em euforia por tornar capim grosso território independente da velha mãe, como assim se chamava a cidade de Jacobina, escolhe pela emancipação do distrito. Em 09 de Maio de 1985, Capim Grosso é declarada cidade de fato e realiza a sua primeira eleição, elegendo o Sr. Cesiano Carlos do Nascimento, como primeiro prefeito da cidade.

Informações Geográficas

A Cidade encontra-se posicionada numa excelente localização geográfica no cruzamento das BRs 407 e 324 que fazem a ligação entre a capital do estado da Bahia, Salvador, com a região central da Bahia e com as regiões oeste da Bahia e norte do país e a BA. O município é banhado pela Barragem de Pedras Altas que atualmente abastece quatorze municípios e mais de uma centena de localidades. A barragem está implantada no rio Itapicuru – Mirim. O sistema principal é vinculado a nove subsistemas, que atendem os municípios de Capim Grosso.

Capim Grosso se encontra em eixo estratégico (circundada pelos municípios de Quixabeira, São José do Jacuipe, Várzea da Roça, Ponto Novo, Gavião, e dando acesso direto a outro municípios como Jacobina, Nova Fátima, Queimadas, Capela do Alto Alegre, Mairi e parte do município de Caldeirão Grande.

População no ano de 2010: 26.577. Área da unidade territorial (Km²) 336,183 Densidade demográfica (hab/Km²) 79,06 Código do Município 290687 Gentílico capim-grossense Microrregião Jacobina Mesorregião Centro-Norte Baiano Altitude da Sede 416 m Distância à Capital 240,481 Km IDH Fonte: PNUD/Atlas de Desenvolvimento Humano.

(http://www.pnud.org.br/) 0,607

População 2010 26.577

Área da unidade territorial (Km²) 336,183

Densidade demográfica (hab/Km²) 79,06

Código do Município 290687

Gentílico capim-grossense

Microrregião Jacobina

Mesorregião Centro-Norte Baiano

Altitude da Sede 416 m

Distância à Capital 240,481 Km

IDH Fonte: PNUD/Atlas de Desenvolvimento Humano (http://www.pnud.org.br/) 0,607