9 de janeiro de 2017

Capim Grosso: oficina mostra como combater a exclusao social e a solidão

15940804_2206858692872720_6595338281029968805_nNa ultima sexta-feira, 6 de janeiro, o diretor de teatro, ator, dramaturgo, poeta e compositor Ivanildo Antonio, ministrou oficina de teatro no Conservatório Municipal de Capim Grosso. Foram ressaltados temas muito importantes, levantando a autoestima dos participantes.
Estiveram presentes a chefe de gabinete, Helga Rios, Denis Wilson, Diretor de Cultura, a Secretária de Assistência Social, Hosana Ferreira, a coordenadora, Josenita Francisca dos Santos, o vereador Nanal e alunos do conservatório.
Ivan criou um método de inclusão social através da arte: o Teatro da Solidão Solidária. O diretor imergiu no mundo da exclusão social brasileira durante dez anos. Disfarçado de mendigo, dormia de cinco a dez dias por ano debaixo de pontes, viadutos, portas de igrejas e pelas ruas das grandes metrópoles para compreender o meio de sobrevivência de homens, mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social em seu país.
Durante uma década de pesquisa o diretor pôde observar a violência das ruas e, articulado com o poder público, iniciativa privada, e organizações não governamentais, criou estratégias que puderam minimizar a exclusão social dessa população.
Atualmente, Ivan é Conselheiro da Fundação Ambiental Terra Mirim e dedica-se ao Teatro da Solidão Solidária e à produção do seu longa-metragem A CAMINHO DA TERNURA, além disso, já foi Secretário de Cultura e Secretário Extraordinário de Relações Internacionais da Prefeitura de Camaçari.

15871525_2206858646206058_6847917269020448242_n 15895008_2206857836206139_246862665878106017_n 15940685_2206857842872805_8412622481993398033_n

O Teatro da Solidão Solidária `
Através do Teatro da solidão solidária, o pesquisador Ivan Antonio proporciona uma investigação na alma humana e busca na arte uma melhor compreensão da solidão de homens e mulheres de diferentes segmentos sociais, não apenas aqueles fragilizados pela exclusão social. Ministrando oficinas para empresários, advogados, psicólogos, médicos, policiais, professores, estudantes e artistas, percebem com sensibilidade que a solidão se apresenta na sociedade contemporânea como o mal do século e que só se pode combatê-la de mãos dadas. Anualmente, Ivan Antonio produz um espetáculo com um elenco formado por alunos oriundos dos mais diversos segmentos da sociedade, e através da convivência de empresários com moradores de rua, policiais, ex presidiários, filhos de empresários com crianças em situação de rua, advogados, médicos, professores e estudantes, profissionais liberais e artistas são criados grupos de solidariedade entre si e propostas de enfrentamento a exclusão social e a solidão. O artista já ministrou palestras e oficinas em vários países da Europa e da América Latina, e nos Estados Unidos.
“Há um menino, há um moleque, morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança ele vem pra me dar a mão
Há um passado no meu presente, o sol bem quente lá no meu quintal
Toda vez que a bruxa me assombra o menino me dá a mão
Me fala de coisas bonitas que eu acredito que não deixarão de existir
Amizade, palavra, respeito, caráter, bondade, alegria e amor
Pois não posso, não devo, não quero viver como toda essa gente insiste em viver
E não posso aceitar sossegado qualquer sacanagem ser coisa normal
Bola de meia, bola de gude, o solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança o menino me dá a mão
Há um menino, há um moleque morando sempre no meu coração
toda vez que o adulto fraqueja ele vem pra me dar a mão”
Milton Nascimento e Fernando Brant
Uma dica: Todo artista deve conhecer este método.
Quer saber mais acesse:http://www.ivanantonio.com/