23 de março de 2020

Prefeita Lydia realiza reunião para a tomada de decisões em combate ao COVID-19 e decide fechar parcialmente o comércio por 10 dias

Na tarde deste domingo 22/03/20, aconteceu a primeira reunião com a Comissão de Crise do COVID-19 na Secretaria de Saúde do Município, onde além da Gestão da cidade, estavam presentes diversas representações e setores, como as Secretarias de Educação, Saúde, Social, Finanças e Administração Geral; bem como Câmara de Vereadores, Hospital IGH, Núcleo Regional de Saúde, Rotary Club, Associação Comercial, Associação de Pastores, CDL, Conselho Municipal de Saúde, Conselho de Assistência social, Imprensa e Departamento de Comunicação.

A Prefeitura de Capim Grosso segue trabalhando todos os dias na busca de estratégias para evitar a transmissão do novo coronavírus, uma vez que o município teve até o momento 9 casos suspeitos, sendo que 4 já deram negativos. De acordo com Mágbe, coordenador de Vigilância Epidemiológica, 2 testes terão os resultados entregues até amanhã (segunda-feira 23/03) e 3 ainda serão coletadas amostras para ser encaminhadas ao Laboratório do Governo do Estado (LACEN). O mesmo ainda falou que dos 5 casos que ainda não tiveram resultados, 1 apresenta sintomas mais graves, já os outros estão com um quadro clínico normal.

A Secretária de Saúde Aitan Guimarães falou da implantação da Unidade Retaguarda que funcionará no bairro Novo Oeste, destinada exclusivamente ao atendimento à pacientes com sintomas respiratórias a partir de segunda-feira 23/03, de 7:00h às 19:00h, todos os dias da semana.

Kátia, coordenadora do Núcleo Regional de Saúde, reforçou sobre a importância de a sociedade estar junto nesse momento para combater a doença, para além das medidas que as autoridades já vêm tomando para o combate do vírus.

O representante do Rotary Club, Dagnaldo, mostrou-se preocupado com o que pode acontecer daqui pra frente e disse que é preciso “prevenir enquanto há tempo, pois é melhor gastar com a prevenção ao invés de gastar com caixões”, já que inúmeras mortes estão ocorrendo no país.

A representante do IGH, Hospital de Capim Grosso, informou que a ala superior do hospital está sendo preparada com leitos para receber pacientes com infecção e que haverá treinamento especial para a equipe profissional que fará o atendimento a esses pacientes.

A Prefeita Lydia esclareceu alguns pontos sobre a virose, alertando que algumas pessoas podem não apresentar sintomas, mas que podem estar com o vírus. Ressaltou ainda que a colaboração da população neste momento é primordial, ficando em casa para evitar transmissão. Pediu que nem só ela, mas que todos ajudem a influenciar outras pessoas a fazerem o isolamento social.

A Prefeita falou ainda que lançará um decreto municipal, determinando o fechamento parcial de alguns comércios durante 10 dias e dependendo de como a situação se desenvolva, o mesmo será prolongado.

Prefeitura de Capim Grosso, Confiança no Trabalho.