17 de junho de 2020

Prefeitura amplia ações do carro fumacê

A Secretaria Municipal de saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, comunica a população dos Bairros José Mendes, São Luiz e Distrito de Pedras Altas a vinda do carro fumacê para realização borrifação em cada localidade.

Em 12 de março de 2020, quando solicitado pela equipe de endemias o trabalho de bloqueio com o carro fumacê, essas localidades não possuíam números que caracterizavam a necessidade do fumacê. No entanto, quando autorizado em 18 de maio, o trabalho de UBV pesado no município, a realidade dos Bairros e do Distrito de Pedras Altas já não eram as mesmas. Todos tinham tido um aumento significativo de notificações de dengue e chikungunya.

Diante desse quadro, a equipe de endemias agilizou junto a gestão municipal a atualização dos dados e ofício ao Núcleo Regional de Saúde com nova solicitação para a ampliação do fumacê nas localidades com alto índice de casos notificados atualmente.

A equipe de endemias ressalta que o trabalho do carro fumacê não anula as outras medidas de combate ao Aedes Aegypti, uma vez que as ações de bloqueio químico espacial eliminam apenas os mosquitos que estão sobrevoando as residências, mas não extingue as larvas presentes nos reservatórios.

Combater o Aedes, essa luta é de todos.
Dúvidas, denúncias ou solicitações, entre em contato com a equipe de endemias: (74) 9 9105-9123 ou em no Ponto de Apoio: Rua Esmerando Santiago, nº54- Centro.