14 de setembro de 2017

Prefeitura de Capim Grosso participa de Audiência Pública sobre a Municipalização do Trânsito

A Câmara de Vereadores, junto a Prefeitura de Municipal de Capim Grosso, convocou a toda a sociedade civil e entidades organizadas a estarem debatendo na noite desta terça-feira (12) questões acerca da implementação da Municipalização do Trânsito de Capim Grosso. Sendo a mesa composta pela prefeita Lydia Pinheiro, Major Luiz Alan, Policial Rodoviário Gidalberto Silva, Chefe do Ciretran CG Luciano da Silva, Dra. Marilda Miranda, Presidente da Câmara Bruno Vitor e Delegado Civil Humberto Marino. Além de diversas autoridades que também se fizeram presentes, a exemplo dos vereadores Jamber Dantas, Antônio Martinho, Jeferson da Embasa, Arivelton Mota, Gilberto Alves, Jailson Matos, Josemir Queiroz, Lucas Maciel, Reinaldo Vilas Boas, Samoel Ferreira, o vice-prefeito Frank Neto, presidentes de sindicatos e outras instituições da organização civil.

Durante toda a sessão foram trazidas à população propostas e esclarecimentos sobre quais elementos compõem o trânsito de maneira geral, bem como quais ações precisam ser implementadas em Capim Grosso diante da situação atual, sendo o momento de palestra realizado pelo consultor em gestão, educação e segurança no trânsito Wagner Melkart Carvalho de Almeida. Na oportunidade, o palestrante frisou que Capim Grosso “é uma cidade projetada para viver e se alimentar do trânsito”, devido a sua história e localização geográfica, aprontando que atualmente o município conta com cerca de 12 mil veículos de frota fixa, podendo este número chegar com previsão de oito anos a 36 mil, por isso é necessário se pensar urgente na organização do trânsito.
Sendo esclarecido ainda que a municipalização do trânsito significa ser o processo legal, administrativo e técnico, por meio do qual o município assume integralmente a responsabilidade pelos serviços de engenharia, fiscalização e educação para o trânsito e todos os demais dispostos no Código de Trânsito Brasileiro.

A prefeita Lydia Pinheiro fez a sua fala no sentido que conscientizar a população capimgrossense sobre o trânsito e o crescimento do município, frisando “que Capim Grosso não é mais um município pequeno e que precisa se organizar”. A gestora salientou ainda outras medidas que visam à organização do trânsito, a exemplo do trabalho realizado com a Guarda Municipal, ressaltando também a sua forma de administração em sempre estar consultando a população, com as audiências públicas, quando for preciso tomar decisões que impactam diretamente na vida de todos os munícipes.

Lydia respondeu ainda questionamentos concebidos pelo público da audiência a respeito de propostas de mão única para a Avenida Tancredo Neves, calçamento e placas de ruas, padronização de calçadas, ciclovias, escola de condutores, feira livre, realocação de transportes de lotação e agências, esclarecendo que todos esses pontos e outros serão pensados pela gestão, de acordo com estudos a serem realizados por profissionais capacitados, aonde as mudanças que vierem a ser executadas serão pensadas em prol da sociedade, no concernente a segurança pública, “nós temos que nos colocar no lugar do motorista e do pedestre para haver harmonia e que assim se tenham menos mortes, acidentes e multas, onde se deve pensar as ações de organização com a educação de trânsito, que precisa se iniciar nas escolas”, concluiu.

Comente

*

*