13 de abril de 2021

Prefeito e equipe de saúde participam de videoconferência com o Govenador Rui Costa

Nesta terça-feira, 13, o prefeito Sivaldo Rios, a Secretária de Saúde, Leide Rios, a Coordenadora de Saúde, Dayana Caribé e o Coordenador Epidemiológico, Máguibe Rangel participaram de uma reunião virtual com a o Governador Rui Costa, a Subsecretária Estadual de Saúde, Dra Tereza Cristina e prefeitos e secretários de saúde das cidades que fazem parte do Consórcio Público Interfederativo de Saúde da Região de Jacobina.
A reunião foi pautada nas assistências e as medidas que estão sendo tomadas em combate ao Covid-19.
Dra Tereza Cristina questionou sobre os números de vacinas, número de casos ativos e número de óbitos em cada cidade e informou que o Governo do Estado reconhece o empenho dos prefeitos e secretarias de saúde, que levou a Bahia a ficar entre 1° e 2° lugar em vacinação no Brasil. Pediu que os representantes continuem monitorando a aplicação da segunda dose, pois, a partir daí o risco de morte e doença grave diminuem. Além de manter o diálogo com a população para que não abandonem este modo de viver, esse ano.
O Prefeito Sivaldo Rios relatou sobre os números do coronavírus no município desde o início da pandemia e explicou o funcionamento do pronto atendimento da UPA Covid e sobre os números da vacinação, quantidade de cilindros de oxigênio e em breve a entrega de uma UTI Móvel. Na oportunidade pediu o apoio da Polícia Militar no combate a aglomerações.
O governador Rui Costa pediu atenção aos números ativos por se tratarem apenas de referenciais, explicando que a doença é invisível em algumas pessoas assintomáticas, o que dificulta o rastreamento do vírus. Informou que a Bahia diminuiu de 22 mil casos ativos para a média de 14 mil e a taxa de ocupação de leitos de UTIs em 84%, com diminuição da fila de espera e a região de Jacobina se encontra dentro da média do Estado.
ASCOM/PMCG