4 de julho de 2020

Prefeitura implanta Unidade de Atendimento COVID-19 no Centro de Especialidades

NOTA INFORMATIVA – 04 DE JULHO DE 2020

A Secretaria Municipal de Saúde, vem por meio deste, comunicar a população capimgrossense quanto a implantação da Unidade de Atendimento COVID-19, ligada a Rede Básica de Atenção à Saúde. Esta, será instalada no Centro de Especialidades Médicas com horário de funcionamento das 08:00 às 12:00 das 14:00 às 17:00hs a partir de 06/07/2020.

As atividades desenvolvidas serão:
• Teste rápido de pacientes notificados, e seus contatos (pessoas com quem obtiveram contato íntimo);
• Avaliação médica imediata dos pacientes confirmados, e seus contatos;
• Dispensação de medicação para paciente de COVID-19, e seus contatos.

Após o processo de confirmação e avaliação médica, os pacientes deverão receber monitoramento via telefone por profissionais de saúde, e na data prevista para alta deverão comparecer a Unidade Básica de Saúde de referência para serem reavaliados e receber o plano de alta médica.

É importante ressaltar que caso algum paciente apresente gravidade da sua condição clínica, o mesmo deve procurar a UPA/ Unidade COVID-19.

Salientamos que os pacientes suspeitos de COVID-19,devem ainda, se dirigir a UPA/Unidade COVID-19 paraserem avaliados.
Quanto aos pacientes notificados pela unidade básica de Saúde ou UPA/Unidade COVID-19 que não estiverem no período oportuno para realização do teste rápido, posteriormente receberão ligação para agendamento de realização do exame. Assim deverão direcionar-se a Unidade de Atendimento a COVID-19 (Centro de Especialidades) para que haja a conclusão do caso, confirmação ou descarte.

Por fim, informamos que os serviços outrora realizados no Centro de especialidades, foram transferidos para o posto do Estado (ginecologia/obstetrícia e pediatria) e posto de saúde do Planaltino (ultrassonografia).