Na tarde da ultima quarta-feira, 25 de Maio, a cidade de Capim Grosso recebeu a Tocha Olímpica. Milhares de pessoas aguardavam o comboio no Monumento Lomanto Junior. Nem mesmo a chuva atrapalhou a festa, marcada por muitas emoções. Na oportunidade, o prefeito Sivaldo Rios inaugurou a requalificação urbanística do entorno do monumento.
Participaram do evento o prefeito municipal, Sivaldo Rios, Dra. Luciana, o vice-prefeito, Pedro Ribeiro, os secretários municipais Ed Carlos Oliveira, Dayana Caribé, Hosana Ferreira, Ivanildo Noberto, Luiz Fontoura, Edelzo Carlos do Nascimento, Vero Matos e Ricardo Souza, além dos assessores Nildo Jacobina, Humberto Araújo, Jandira Sousa, Fabiano Vilas Boas, Zeu, o diretor de esporte, Sissi Machado, a equipe do Departamento de Comunicação, além do Diretor de Cultura, Denis Wilson. O presidente da Câmara de Vereadores, professor Ney e os vereadores Bruno Vitor, Frank Neto, Dete de Pedrinho, Vivaldo Moreira, Gilberto Alves, Arivelton Mota, Manoel Fernandes, Vanderley Araújo e Antônio de Brás também prestigiaram o momento histórico do Revezamento da Tocha Olímpica.
Três alunos do Colégio Tarcília Evangelista de Andrade foram os anfitriões do símbolo olímpico: Amanda Lima dos Santos, 14 anos, Karen Alana Oliveira Rios, 13 anos e Felipe Lima, 13 anos. Os alunos foram selecionados através do concurso de redação “O Brasil e os Jogos Olímpicos”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Os anfitriões também receberam as bandeiras do Brasil, Bahia e Capim Grosso das mãos do Ameixa, que desceu de rapel pelo monumento Lomanto Junior. E o aluno Ryan Donizeti da Silva Bandeira, 15 anos, também do Colégio Tarcília, vestido de Mascote da Tocha Olímpica, posou para centenas de fotos, animando todos moradores e visitantes que participavam da festa. A idéia foi da professora Avanir, em homenagem a passagem da tocha. A roupa do mascote foi confeccionada pelos colegas de sala e pelos pais e irmãos do aluno Ryan.
Em cada ponto de troca de condutor do revezamento foi colocado um toldo para apresentação das atrações culturais de capoeira, sanfoneiro, grupo religioso, arte circense, grupo de dança, fanfarra e teatro.
Os condutores da tocha foram o jogador de futebol Baiano, o ciclista Tio Patinhas, o professor Osni Oliveira Noberto, Eduardo Grassi, Valéria Brasil, Raquel Ribeiro Souza, Rômulo Fontoura, Kleber Rios Oliveira e Rômulo Lopes.
A tocha olímpica, conduzida pelo jogador Baiano, foi recebida ao som do Grupo Afro Som, animando todos que estavam presentes na Praça da Prefeitura, cerca de 30 mil pessoas. Na sequência outras atrações se apresentaram: Sambadores de Irará, Fúria Nordestina, Teatro Dona Tea, Hot Dance, Guimarães Dias e Bilial do Forró, com a participação especial de Panka.
O Revezamento da Tocha Olímpica foi considerado o maior evento já realizado na cidade, mobilizando toda a população capim-grossense, e de várias cidades de toda região como Jacobina, Miguel Calmon, Quixabeira, São José do Jacuipe, entre outras. Vale ressaltar que o evento contou com o apoio de todas as escolas municipais, voluntários, bem como as demais secretarias.
O prefeito municipal de Capim Grosso, Sivaldo Rios, agradeceu a o empenho de todos para a realização da grande festa: “ Hoje, a cidade de Capim Grosso entra para a história do esporte nacional. Quero agradecer todas as pessoas que estão aqui prestigiando este símbolo olímpico, com muito amor e calor humano”, disse o prefeito, que foi aplaudido pelas milhares de pessoas que estavam na praça.
Comente