16 de março de 2020

Secretaria Municipal de Saúde emite nota informativa sobre o Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Capim Grosso, informa que até o momento não há casos registrados do Coronavírus no seu território. Porém há a necessidade de alertar a população sobre a doença: como se dá a transmissão, sintomas e indicar medidas de precaução.
O coronavírus é uma grande família de vírus que pode causar desde resfriados comuns até doenças respiratórias mais graves e de grande impacto para a saúde pública como a Síndrome respiratória Aguda Grave (SRAS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).
A transmissão desse vírus ocorre de forma aerógena (respiratória) e através de contato com superfícies contaminadas (maçanetas de portas, celulares, mesas, talheres, qualquer superfícies de transporte coletivo, ônibus, taxi, e etc.)
Os sintomas mais comuns são: febre, tosse e/ou dificuldade de respirar. Alguns pacientes apresentam cansaço, dores no corpo, mal estar geral, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou dor no peito.
O Brasil ainda está em fase de contingenciamento (diminuição da epidemia)Ficar em casa é a melhor maneira de reduzir a transmissibilidade do vírus e foi o que determinou o sucesso na redução da curva epidêmica da China.

RECOMENDAÇÕES:
Lave Regular e cuidadosamente as mãos com água e sabão, ou higienize-se com álcool-gel 70%.

Mantenha pelo menos 2 metros de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando para diminuir o risco de respirar gotículas respiratórias que contenham o vírus.

Evite tocar nos olhos, nariz ou boca com as mãos não lavadas, evitando transferir vírus para olhos, nariz ou boca, deixando-o doente;

Mantenha os ambientes bem ventilados e evite compartilhamento de objetos de uso pessoal, com talheres, pratos, copos ou garrafas.

Cancele/postergue eventos, independentemente do número de pessoas, devido à transmissibilidade do vírus, o que inclui jogos, teatros, shows, festas infantis;

Cancele/postergue viagens internacionais, para qualquer destino, nos próximos 90 dias;

Quem chega de vigam internacional (qualquer país) ao Brasil deve ficar 07 dias em casa, mesmo estando sem sintomas;

NÃO COMPRAR máscaras especializadas porque elas serão necessárias para os profissionais de saúde que irão atender às pessoas com suspeita ou que são casos confirmados da doença;

RECOMENDAÇÃO EXTRA: médicos e enfermeiros em atendimento em consultório podem fornecer máscaras cirúrgicas comuns na sala de espera para pacientes a serem examinados e seus acompanhantes. Essa máscara deverá ser descartada após a consulta.

Proteger-se é melhor coisa a ser feita no momento.