6 de janeiro de 2021

Comitê de enfrentamento ao covid-19 realiza a primeira reunião do ano junto com a nova gestão

Nesta quarta-feira, 06 de janeiro de 2021, o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, composto por representantes da sociedade civil e Poder Público, se reuniu na sede da Secretaria de Saúde para discutir a situação de infeção no município. O Coordenador Epidemiológico, Máguibe Rangel, fez um apanhado da situação atual, trazendo alguns dados do quadro epidemiológico e a proposta de diálogo de como se dará o decreto posterior. Relatou ainda que a Secretaria de Saúde agora está caminhando para a preparação da vacina, cinco mil seringas já foram adquiridas e outras 30 mil serão compradas para garantir a vacinação de toda a população assim que possível.
A Secretária de Saúde, Leide Rios, disse que a situação está preocupante e que é preciso elaborar decretos que realmente funcionem. Ressaltou que no início da pandemia ainda existia o medo da população, mas que ao passar dos meses, as pessoas tenderam a banalizar o risco da doença. Enfatizou que só decretar e não cumprir não é o suficiente, que medidas maiores precisam ser tomadas.
A Coordenadora da UPA 24h, Bartira Batista, relatou a falta de consciência de algumas pessoas que viajam ou transitam nos lugares públicos mesmo sentindo sintomas do vírus. Falou ainda que é preciso pensar a longo prazo, pois a vacina não vai chegar para todos em um só momento, ” será um processo e algumas medidas pequenas e tradicionais de proteção ainda são válidas para evitar a proliferação, a pandemia ainda não acabou”, concluiu.
Dayana Caribé, integrante da Assessoria de Planejamento da Secretaria de Saúde reforçou, enfatizando que para além do Covid existe o pós covid, com as sequelas que a doença pode deixar nos infectados. Questionou se a população realmente está cumprindo as medidas protetivas nos locais públicos, como o uso de máscara e álcool em gel.
Foi relatado também que as festas em chácaras particulares têm contribuído bastante para a contaminação.
O prefeito Sivaldo Rios, reforçou que o controle das medidas estão difíceis, uma vez que a população não tem obedecido, mas que decretos que não podem ser cumpridos são inviáveis de serem colocados em prática: “precisamos fazer decretos que possamos cumprir de fato e para isso vamos reunir alguns representantes comercias para pensar em medidas cabíveis”.
O vice-prefeito Frank Neto sinalizou que está havendo um “cansaço” por parte da população, mas que novas medidas precisam ser tomadas para a reeducação e conscientização da comunidade, utilizando meios de comunicação eficazes.
Após a explanação dos demais presentes, ficou decidido que uma nova reunião será feita com representantes de academias, bares, restaurantes e agências de viagens para discutir novas regras do próximo decreto.
Prefeitura de Capim Grosso, Compromisso com o Povo!